Blog > 7 Dicas para te Tornares num Grande Saxofonista!

7 Dicas para te Tornares num Grande Saxofonista!

12 Fevereiro, 2020

 

  1. Quem és? Que som e estética procuras?

É muito importante encontrar a tua identidade! Só depois de saberes o que procuras, terás um caminho para poder percorrer e alcançar os teus objetivos.

  1. Ouvir!

Pesquisa saxofonistas com quem te identifiques. Agarra o teu álbum preferido e ouve 100 vezes. Será mais produtivo que ouvir 100 álbuns uma vez!

Desta forma encontrarás muitos mais detalhes e criarás proximidade com esse saxofonista. Isso trará matéria que vai alimentar a tua identidade.

  1. Transcreve!

Auditivamente decora os solos dos teus Saxofonistas preferidos, passa-os para o papel e analisa-os. Toca em simultâneo com álbuns.

Muito mais que as notas, é importante incorporar o saxofonista (som, articulação, respirações, efeitos técnicos). A parte de analise vai permitir-te perceber os exercícios que o solista usa, sintetiza-os, mas não os desligues da harmonia. Com esses exercícios, toca em todas as tonalidades.

Agora o mais importante: Som! Altera a tua forma de soprar para incorporar o som dos que teus saxofonistas favoritos.

Destas formas conseguiras ter mais ferramentas para usares.

  1. Aulas Regulares!

Com um bom professor, conseguirás ser mais disciplinado, melhorar a tua técnica, desfazer duvidas da semana e buscar conselhos que te vão atalhar muito no teu percurso académico.

  1. Workshops e Masterclasses!

Procura workshops/masterclass com saxofonistas que admires.

O intercambio natural de conhecimento entre colegas e professores trará muito estímulo para o teu desenvolvimento.

  1. Jam Sessions!

Alem de aprenderes muito com colegas, é uma forma de ter os primeiros contactos com público, sem que haja uma grande responsabilidade e ainda testas o que tens aprendido.

  1. Nunca desistas!

Lembra-te do ponto 1. “Quem és?”, luta por esse ideal!

Há dias difíceis de estudo, batalha ao máximo. Amanhã o Sol nasce outra vez.

Especialmente se tiveres uma estética diferente dos saxofonistas à tua volta, terás de lidar com alguma opressão, pois é assim que o mundo funciona. Lembra-te que se és diferente, és diferenciado, és especial. Acredita em ti!

 

by Saxofonista Ricardo Branco

 

0 Comments

Submit a Comment